sexta-feira, 3 de abril de 2015

Almocinho de sexta-feira santa... Mamy Tri capricha!

Sei que de repente era carnaval e assim rapidinho veio a semana santa. Domingo já é a Páscoa! Feriado comemorado pelos católicos, mas que mesmo a gente não sendo ortodoxo-praticante-ativo, sempre dá alguma atenção especial.

Aqui em casa, tanto eu quanto o marido fomos criados em raízes do catolicismo. Aquela coisa de não comer carne vermelha na sexta-feira santa, colher marcelas na beira da estrada e domingo de Páscoa celebrar com ovos e chocolates. Para nossos filhos e filha, que até agora de catolicismo apenas trazem o Batismo, seguimos algumas tradições mas não somos radicais. Sexta-feira santa para o cardápio infantil, tendo em vista de que não acompanham o cardápio da gente, sempre faço algum peixe empanado, grelhado para eles e ela.

Eu gosto disso de elaborar um almocinho na sexta. Domingo costumeiramente é um dia que variamos os pratos ou almoçamos fora. Assim, seja a festividade que for, por si só, já será diferente. Em alguns anos na sexta, rola um risoto de camarão que marido faz com muita excelência (confesso que às vezes chego a dizer que estou morrendo de vontade de comer o risoto dele só para não ter que cozinhar..., shhhhh, não contem que eu contei!).

Este ano aqui o cardápio será:
 - arroz branco
 - salada de batata(maionese) de atum
 - souflé de peixe

Mas não cheguei a nenhuma conclusão para sobremesa... Esta sim, talvez seja interessante caprichar no domingo, vou pensar ainda! Como mais cedo anunciei, vou detalhar as receitas, caso vocês sintam inspiradas e inspirados, é só visitar a Mamy Tri e fazer minhas comidinhas também aí na casa de vocês!

Arroz não precisa de receita, não é? Precisa? Ok, eu faço assim:
 - 1 xícara de arroz
 - 1 colher de sopa de óleo
 - 2 xícaras de água fervente
 - sal a gosto, eu uso em torno de 1 colher chá
Fritar o arroz no óleo e com o sal. Deixar levemente sentir um cheirinho que parece de pipoca, sempre fogo baixo. Acrescentar a água aos poucos, à medida em que vai secando, observar se o grão está macio e colocar a água aos poucos. Se for o caso, pode colocar um pouquinho a mais de água, do que o dobro da quantidade de arroz, mas vai ter que ficar cuidando porque arroz nadando em água fica terrível. Sempre fogo baixo e sem deixar secar no fundo para não ficar com gosto de sapecado (como diz minha mãe). O ponto é quando está macio e sem acúmulo de água ao fundo da panela. Leva em torno de quinze minutos para ficar pronto.


Salada de batata:
uma batata média por pessoa
maionese pronta
sal
azeite de oliva
vinagre (eu uso o branco, de álcool)
   Descascar as batatas, cortar longitudinalmente - vertical em quatro pedaços. Dessa forma o interior fica bem cozido e também facilita no corte dos cubinhos da salada depois. Colocar as batatas cortadas para cozinhar em uma panela com água. Deixar até ficarem macias sem desmanchar. Escorrer a água e esperar esfriar. 
    Depois de frias, cortar em tiras e cada tira em quadradinhos ou triângulos, depende do jeito que a fatia grande permitir pedacinhos que não sejam miudinhos ou grosseiros demais. Isso também vai do gosto pessoal. Eu gosto de pedaços bonitinhos sem ser miniaturas!
    Colocar os pedacinhos cortados em um prato de vidro que seja prático e bonito para servir à mesa. Às vezes, quando levo minha salada para algum evento, já faço todo o procedimento em um pote destes plásticos com tampa, para facilitar o transporte e não ficar remexendo muito a salada. Então, colocar um pouco de vinagre, regulando, sem exagero; o azeite de oliva e o sal. Mexer, envolvendo as batatas e experimentar o sal. Se for o caso, acrescentar sal aos pouquinhos para não detonar a sua salada! E por último, colocar colheradas de maionese, uma a uma, de forma que as batatas fiquem envolvidas sem pesar ou ficar um volume acumulado dela em algumas regiões e outras sem nada. A distribuição deve ser uniforme para ficar saborosa!
      *Antes de colocar a maionese, se desejar, pode colocar atum ralado ou palmito picadinho ou ainda uma maçã picada junto com as batatas. A minha de sexta santa terá atum!
         * lembrem-se, tudo aos poucos para não estragar o trabalho de vocês! A menos tem reparo, a mais fica uma porcaria que o sabor e a cara ficarão comprometidos...

     Souflé de peixe
Ingredientes:
  • 3 postas de filé de peixe (eu uso o Congro Rosa)
  • 4 tomates grandes
  • 3 colheres (sopa) óleo
  • 1 cebola média
  • 1 pacote 50g queijo ralado
  • sal
  • salsa
  • 1 + 1/2 colher (sopa) amido de milho
  • 1 lata de creme de leite
Preparo:
 Cortar o filé me cubinhos e fritá-lo no óleo. Acrescentar, já passados no liquidificador, a cebola e os tomates. Temperar a gosto. Deixar ferver por cerca de vinte minutos. Desligar.
  Desmanchar o amido de milho em 1/2 xícara de água. Acrescentá-la ao creme e ir mexendo até cozinhar o amido. Desligar.
   Colocar metade do queijo ralado, o creme de leite e a salsa. Desligar. Misturar bem. 
   Untar um prato refratário com óleo. Despejar o conteúdo da panela neste prato. Polvilhar com o restante do queijo. Levar ao forno até borbulhar. Cerca de vinte e cinco minutos, variando de acordo com cada forno. Observar e utilizar fogo médio-baixo.


Pronto, agora vocês façam aí e depois me contem como ficou!
Uma feliz sexta-feira para vocês e que domingo o coelho seja generoso no chocolate e miserável nas calorias, cofcofcof...



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Que tudo delicioso, ontem sexta, recebi 8 amigos para almoçar e fiz: camarão com palmito e parmesao ao forno, um assado de batatas s e bacalhau com azeitona preta, peixe em posta ao molho de côco, arroz branco com ervilhas frescas e salada verde, sim e vinho muito vinho.
    Feliz Páscoa, bjus

    ResponderExcluir

Pode escrever seu recadinho! Adoro visitas em meus posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo