sexta-feira, 30 de agosto de 2013

De onde eu venho, esta tortinha de maçã é Cuca!

Eu tenho minha vida originada no Rio Grande do Sul, apesar de ter nascido no RJ cá seguir morando por aqui atualmente há dez anos...

Lá no sul, tem um tipo de bolo, torta, como queiram definir, que se chama Cuca. A massa dela costuma lembrar um pão doce, ou um bolo mais massudinho, enfim. Mas a característica principal é a massa esfarelada que cobre ela. Pode levar frutas cristalizadas ou frutas frescas em algum momento da sua composição, mas a massa é sempre branca e fofinha.

Eu estava com um desejo enorme de comer uma por aqui, claro que se dependesse de achar no comércio, estaria realmente prejudicada. Mas tenho meu livrinho de receitas - minha sogra chama o dela de Bíblia Culinária, faz sentido...

E a receita que fiz é a seguinte:

Ingredientes:

Massa

- 1 ovo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 4 colheres (de sopa) de margarina
- 1 colher (de sopa) de fermento

Recheio

- 2 maçãs Gala
- suco de um limão
- canela em pó a gosto


Preparo:

Misturar os ingredientes da massa aos poucos, deixando por último a farinha de trigo, fazendo um movimento de esfarelar a mistura. Às vezes, é necessário acrescentar um pouco mais de farinha nas mãos para poder fazer ela soltar completamente dos dedos. Fica uma massa levemente amolecida, mas não pode ficar seca demais - caso isso ocorra, acrescentar um pouco mais de margarina apenas para dar a umectada necessária
Untar uma forma de alumínio com margarina e farinha. Usar metade da mistura da massa para preencher o fundo da assadeira. Reservar.

O recheio é feito em outra tigela: maçãs cortadas em finas meias-luas acrescidas da canela e do suco de limão. Misturar e observar se prefere mais ou menos acentuado o sabor da canela.

Dispor as maçãs sobre a massa na assadeira e sobre elas, colocar o restante da massa. Sempre espalhando os "farelos".

Levar para assar em forno pré-aquecido, por cerca de 30 minutos em fogo baixo. Ela é ideal quando está clarinha, mas crocante. Se ficar clara e mole está crua, se dourar demais fica com sabor de queimada. Isso também vai do gosto pessoal.

Não precisa desenformar, pode ser servida quente ou fria. Ótima opção para o lanche das crianças na escola e uma delícia para ser apreciada com um chá de frutas ou um chá gelado mesmo!



Se preferir, a receita pode ser reduzida pela metade também. Neste caso, o ovo vai também, mas tem que cuidar o ponto da massa através do acréscimo da farinha mesmo!
Bom apetite! E ah, tem gente que chama isso de Tortinha de Maçã!

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Muito bom, né? Adoro essa receita. Quentinha e com sorvete de creme é melhor ainda.

    Beijos, queridona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih Cris esta mistura com sorvete não rola pra gauchada, não...Cuca tem que ser servida pura mesmo! rsrsrsr

      Excluir
  2. Nossa ficou com uma cara ótima, eu tb nasci num estado e me considero mais de outro.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz,mas deve ficar deliciosa!Uma boa dica!bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, fica sim! Faz e mostra fotinho! :) bjks!

      Excluir

Pode escrever seu recadinho! Adoro visitas em meus posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo