quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Um amor de Alfabetização - Alfabetização com muito amor

Hoje acabou o ano letivo da Escola das crianças aqui de casa. Ambos aprovados, ambos aptos para avançarem na trajetória do Ensino Fundamental e adiante. No ano de 2012 as professoras de 4o e 1o anos, foram muito especiais. Cada uma delas teve cuidados e carinhos com meus filhotes que com certeza hão de fazer muita diferença na vida deles. A do mais velho foi cuidadosa no sentido de que soube fazê-lo ganhar autoconfiança, melhoria no relacionamento com os colegas, acolhimento em situações de conflito e também conseguiu dele uma mudança substancial na postura cotidiana de estudante. Isso valeu muito! Obrigada Mari! 
A da pequena, merece a referência deste post por vários motivos... Pois como eu disse a ela pessoalmente, agora posso falar tudo, tendo em vista que o ano letivo acabou e não deixarei qualquer indício de que estou puxando o saco dela por necessidade de aprovação...
O trabalho de Alfabetização é um processo de construção diária, de estruturação, de organização intelectual-cognitiva-social-cultural. Ele passa por diferentes vias e ao mesmo tempo vai estabelecendo costuras e ligação entre cada criança/estudante (não são só crianças que vivem o processo) e o seu próprio vínculo com o aprender. Este vínculo requer uma estrutura positiva para poder florescer nela. As flores só nascem quando existe o desejo de aprender, a apropriação do que se aprende e o que move a engrenagem toda: afeto!
Amar o que se aprende, amar o que se ensina, amar o que se aprende quando se ensina, e,  amar o que se ensina quando se aprende - foi assim que a Andréia fez a coisa acontecer. Pense numa professora dedicada,   que escuta e acolhe anseios de alunas/alunos e suas famílias ao longo do processo de aprendizagem, segura da prática que realiza, sempre com um sorriso no rosto, disposta a ajudar no que for preciso, parceira, companheira, amiga, sábia, profissional da mais alta competência, e com isso tudo, uma moça de muita humildade e presença inesquecível. Esta é a professora que minha filha teve a honra de ter como Alfabetizadora ao longo de seu primeiro ano.
Ao mesmo tempo em que choramos na despedida, preenchemos o coração com uma plenitude tão generosa que atenua a saudade por uma única razão: a sensação de vitória, de êxito, de missão cumprida (e muito bem vivida!). Nossas crianças rumam agora para o segundo ano, repletas de aprendizados, felizes em suas descobertas, livres para alçarem novos vôos! 
Obrigada Andreia, por teres sido a mensageira de tantas oportunidades felizes e com as mãos de todos os teus conhecimentos segurares uma a uma das tuas crianças e conduzi-las para um futuro de felizes aprendizes e sábios donos de seus próprios saberes!
Cada vez mais, sucesso em tua vida!
Felizes e enriquecedoras oportunidades!
Uma belíssima história de mãe!
A 103 de 2012 encerrou atividades, finalizou etapa, concluiu missão. A amizade, o carinho, as lembranças e a parceria seguem pela vida com a gente. E com certeza reforçará teu lugar inesquecível!

Pois é, algumas amigas são para ficar na vida da gente pra sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode escrever seu recadinho! Adoro visitas em meus posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo